Goiânia atinge marca de 32 toneladas mensais de vidro reciclado com projeto do Limpa Gyn

21 de janeiro de 2026 às 17:17

Um novo procedimento de coleta de vidro, focado em garrafas de bebidas, foi adotado pelo Consórcio Limpa Gyn para melhorar a eficiência do recolhimento deste material e minimizar acidentes como cortes e contaminação, de coletores. Até o momento foram coletadas 32 toneladas de vidro/mês. Número extremamente expressivo, quando se destaca que essa quantidade de material reciclável foi eliminada do meio ambiente

     Cerca de 130 tambores metálicos, adesivados para descarte somente de vidro, foram entregues a dezenas de distribuidoras de bairros de Goiânia, para armazenar o vidro de bebidas que são consumidas no local. A coleta de vidro, rotineira e semanal, é realizada pelas equipes da Seletiva do Limpa Gyn, e levada às cooperativas, para a reciclagem.

 

Dobro de toneladas

 

     Levando-se em conta que cada tambor metálico tem em média cerca de 60 quilos quando cheio, o Limpa Gyn recolhe mensalmente 32 toneladas de vidro, em 130 distribuidoras. A perspectiva da empresa é que esse número seja dobrado com a expansão do projeto.

     Estudos internos do Consórcio projetam avançar na coleta de vidro. Mais tambores metálicos serão entregues às distribuidoras de bebidas da cidade, que ainda não são classificadas e nem quantificadas, mas que por estimativa, são centenas em toda a Grande Goiânia.

     Em 2025, conforme informações do setor, uma a cada três novas garrafas de vidro produzidas no Brasil foi feita com material reciclado. O índice de reaproveitamento do vidro, citado em 2024, foi de cerca de 25,8%, embora o vidro seja 100% reaproveitado.